O que é peroba fruta?
Fruto: Frutos folículos oblongos, alongados e com lenticelas. Potencial paisagístico: A árvore pode ser usada no paisagismo em geral. Fenologia: Floresce durante os meses de outubro novembro. A maturação dos frutos ocorre nos meses de agosto setembro.
Qual a diferença entre Peroba e maracujá?
NOMENCLATURA: Maracujá vem do Tupi-guarani e significa “comida na cuia” por causa do formado do fruto e os adjetivos para as espécies significam Açú – “grande” e Peroba “de casca amarga”.
O que é peroba no Nordeste?
Peroba é uma praia do litoral norte de Maragogi, mais precisamente localizada na divisa entre Alagoas e Pernambuco. A praia tem muitos coqueiros, águas clarinhas e mornas, além de muitos corais no mar e, consequentemente, piscinas naturais na maré baixa.
O que é peroba e para que serve?
Conserva, limpa, lustra e renova todos os tipos de madeira. Protegendo contra ação do tempo móveis, portas, janelas, lambris, portões, ferragens e artefatos de madeira. Também aplicado em assoalhos, laminados de madeira e pisos cerâmicos.
Quais os benefícios da peroba?
O óleo de peroba serve como um impermeabilizante, ou seja, reduz as chances de água ou umidade danifique o local onde foi aplicado. Além disso, ele reduz as marcas de copos deixadas nas mesas ou bancadas de madeira e ainda recupera o brilho, renovando o móvel.
Como saber se é peroba?
Duas das principais características encontradas nesse tipo de madeira são o cerne e o alburno, marrom avermelhados. A árvore de que se extrai a madeira peroba-vermelha possui altura que varia de 20 a 30 metros, troncos de 60 a 90 cm de diâmetro e folhas glabras com 5 a 12 cm de comprimento e de 2 a 4 cm de largura.
Como é a árvore de peroba?
Forma biológica: árvore perenifólia, com 15 a 25 m de altura e 50 a 100 cm de DAP, podendo atingir até 50 m de altura e 390 cm de DAP, na idade adulta. Tronco: cilíndrico, reto ou levemente tortuoso. Fuste retilíneo, geralmente medindo 12 a 20 m, atingindo, excepcionalmente, 30 m.
O que é peroba no campo?
A peroba do campo é impermeável, mas de fácil trabalhabilidade. Pode ser utilizada em diversas finalidades, como vigas, caibros, lambris, forros, rodapés, painéis, ripas, tábuas de assoalho, tacos, móveis de luxo, degraus de escadas, artigos esportivos, brinquedos, embarcações e elementos decorativos em geral.
Quais os tipos de peroba que existe?
peroba-de-campos, peroba-amarela, ipê, peroba-tremida, ipê-claro, peroba-branca, perobinha, peroba-manchada, peroba-tigrina, ipê-peroba, ipê-rajado.
O que pode ser feito com peroba?
A Peroba ou também, cupiúba, peroba-rosa, pode ser utilizada para diversos fins como na construção civil para dormentes ferroviários, cruzetas, tesouras, vigas, caibros, batentes, janelas, venezianas e portas. Para assoalhos como tábuas, tacos, parquetes. Para mobília como móveis rústicos e carteiras escolares.
Como identificar peroba?
flores brancas, tubulares e revestidas por pelos, de 2,5 cm de largura, com 2 estames salientes, e reunidas em cachos. fruto alongado, do tipo cápsula bivalva, escavado na parte ventral, de 14-32 cm de comprimento por 16-28 mm de largura, com a casca coberta por manchas claras, dotado de várias sementes.
Quantos tipos de peroba existem?
peroba-de-campos, peroba-amarela, ipê, peroba-tremida, ipê-claro, peroba-branca, perobinha, peroba-manchada, peroba-tigrina, ipê-peroba, ipê-rajado.
O que é peroba indígena?
Com um longo percurso desde a Pré-História aos nossos dias, a piroga é um tipo de embarcação rústica cuja utilização está hoje restringida às populações indígenas que ainda mantêm esta tradição em vários pontos do globo, como as ilhas do Pacífico, nomeadamente na Polinésia, ou rios e lagos de África, América do Sul e …